Noticias

Direito Tributário e a conta bancária: conheça os impostos sobre o cartão de crédito

O governo utiliza os impostos para atender as necessidades básicas da população. Diante disso, os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini entendem que é importante as pessoas conhecerem os impostos sobre o cartão de crédito, a fim de observarem como suas compras contribuem para a manutenção da sociedade. Quer saber quais são os impostos do seu cartão de crédito? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre eles. 

Quais são os impostos do cartão de crédito?

Conforme explicam os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, o cartão de crédito funciona como um empréstimo fornecido por uma instituição bancária, o qual o indivíduo pode utilizar livremente para fazer suas compras. Todavia, em alguns casos os mesmos pagam impostos na realização de suas compras, além do pagamento dos juros do cartão de crédito. 

Portanto, é evidente que não há cobranças de tributos do governo sobre o cartão de crédito em si, mas sim sobre as compras realizadas com o mesmo. Desse modo, é cobrado um Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 5,38% sobre o valor das compras internacionais efetuadas com esse tipo de crédito pessoal. 

Como é calculado o IOF do cartão de crédito? 

Ainda, como apontam os fundadores do Instituto Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, a fim de possuir maior autonomia sobre os gastos realizados com o cartão de crédito, é fundamental que as pessoas saibam como é calculado o valor do IOF cobrado na realização de compras e pagamentos com esse tipo de crédito. 

Logo, esse tipo de imposto sobre a utilização do cartão de crédito pode ser calculado de duas formas: a cobrança de uma taxa diária de 0,0082% somado à 0,038%, quando utilizado o rotativo do cartão; e a cobrança de uma taxa de 5,38% sobre o valor total da operação, quando o mesmo é utilizado na compra de uma moeda exterior. 

Para onde é destinado o IOF do cartão de crédito? 

Por fim, como comentam proprietários do Grupo Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, assim como a arrecadação de todos os tributos coletados pelo governo, o IOF do cartão de crédito é destinado para áreas específicas, visando contribuir para o atendimento às necessidades básicas de toda população nacional. 

Dessa maneira, o imposto cobrado sobre as compras do cartão de crédito, ou sobre o atraso da fatura do mesmo, é distribuído entre as receitas dos estados e municípios, de acordo com o que está previsto na Constituição Federal, e o restante fica livre para que o governo federal possa utilizá-lo como quiser para os meios públicos.

Interessante saber que as suas compras efetuadas com o cartão de crédito também contribuem para a manutenção da nação, não é mesmo?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo