Um mundo em constante transformação exige um olhar mais qualificado das instituições de ensino superior. Atenta às novas possibilidades, a Unilasalle lança o curso de Medicina Veterinária com foco em uma experiência diferenciada desde o começo, somando atividades práticas ao emprego de recursos tecnológicos.
Pensado para oferecer uma formação integral aos acadêmicos, o currículo é composto por diferentes metodologias e conta com recursos pedagógicos inovadores. Um deles é uma mesa holográfica interativa que permite que os estudantes desenvolvam habilidades e competências com visão tridimensional em diferentes espécies. Tais recursos potencializam o processo de fixação de conteúdo, consolidando o aprendizado na prática. Ao todo, estão sendo investidos 5 milhões em equipamentos e laboratórios.
– Esses diferenciais vêm do desejo institucional de implementar um processo de inovação que envolve aprender fazendo. Isso está na matriz curricular do curso, cujas disciplinas têm carga horária prática já definida – explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unilasalle, Igor Cesar Santos de Miranda.
As atividades práticas ocorrem em diversos espaços de aprendizagem na Sede da Universidade La Salle e também na Quinta São José, na cidade de Nova Santa Rita. O coordenador do curso define essa rotina como adequada à necessidade de formação integral, conectando o aluno aos diversos espaços de atuação profissional, como uma prévia do que muitos profissionais vão vivenciar na carreira. Também é uma forma de oferecer uma formação completa, pensando na saúde única como um todo.
– Essa é a vida do médico veterinário. A estrutura da Quinta São José tem diversos prédios e espaço para atividades práticas com grandes animais, aprendendo a ter os primeiros contatos com eles e fazer a anamnese – comenta Miranda.
Outras modalidades
O crescimento no portfólio de cursos da Unilasalle inclui o curso semipresencial de Farmácia. A modalidade combina a praticidade do EAD com a dinâmica do ensino presencial. As aulas remotas são síncronas, ou seja, ministradas em tempo real. Já as atividades promovidas presencialmente no campus aproveitam a estrutura de laboratórios que a universidade dispõe para outros cursos na área, como o de Biomedicina.
Tendo identificado uma considerável demanda em relação à Educação a Distância, a Unilasalle trouxe também para essa modalidade cursos como o de Ciências Econômicas e o de Comércio Exterior – a área de negócios, inclusive, é a segunda maior da universidade no EAD, perdendo apenas para as licenciaturas.
As novidades na modalidade EAD também estão na área da Tecnologia, com as Graduações em Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Todos os cursos EAD Online serão oferecidos para o Brasil inteiro, nos mais de 60 polos vinculados à Unilasalle e contam com encontros semanais com tutores para esclarecimento de dúvidas, assim como aulas síncronas com os professores a cada módulo da disciplina.
Comunidade
Entre os cursos com maior tradição na Instituição está o curso de Direito. Pensando nisso, a Unilasalle criou o Centro de Estudos Aplicados em Direito e Política (CEADIP). Assim, os estudantes têm a oportunidade de praticar os conhecimentos construídos em sala de aula e, ao mesmo tempo, ajudam a comunidade com orientação jurídica e suporte em processos – que chegam a somar mais de 800 ações em andamento.
O mesmo sistema funciona com os acadêmicos do curso de Psicologia, que oferecem atendimento gratuito à comunidade. O Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP) fica dentro da La Salle Saúde, no campus da Universidade, e conta com estrutura para atendimentos individualizados que podem ser acompanhados por estudantes, profissionais da área e professores. Na Unilasalle, a preservação e modernização da estrutura são preocupações constantes. A novidade para o próximo ano está na abertura de turmas e ofertas de disciplinas diurnas para ambos os cursos (além das opções no turno da noite já ofertadas).
– Estamos criando novos laboratórios na área da saúde e revitalizando os antigos. A partir de 2024, essas novas estruturas atenderão um volume ainda maior de estudantes – projeta a diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Ribeiro.