Quando estamos procurando uma casa ou apartamento para compra ou aluguel, recorremos ao corretor de imóveis. Valdir Agostinho Piran, fundador do Grupo Piran, acredita que, apesar da grande procura, muitas pessoas não sabem o que de fato consiste essa profissão. Pensando nisso, este artigo procura tirar todas as dúvidas sobre essa ocupação.
O que faz um corretor de imóveis?
Sem delongas, Valdir Agostinho Piran explica que a profissão de corretor imobiliário ou corretor de imóveis é responsável por acompanhar todas as etapas de um processo imobiliário. Ou seja, é esse profissional que dá suporte e auxílio desde a escolha do imóvel até os processos burocráticos que envolvem a compra ou o aluguel do imóvel.
A regulamentação da profissão no Brasil
A profissão no Brasil demorou um tempo considerável para ser regulamentada e reconhecida. De acordo com Valdir Agostinho Piran, foi apenas no ano de 1962 que isso aconteceu. Assim, de acordo com a lei, um corretor de imóveis é alguém que pode exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de um determinado imóvel, além de poder opinar quanto à comercialização imobiliária.
Quais são as áreas de atuação de um corretor de imóveis?
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, um corretor de imóveis pode transitar entre diferentes áreas de atuação. Sendo assim, é possível que ele trabalhe em imobiliárias, construtoras, condomínios além de poder atuar enquanto um profissional autônomo. Nesse mesmo sentido, Valdir Agostinho Piran explica que também é possível se especializar em um tipo de imóvel como, por exemplo, em áreas rurais e loteamentos.
Atualmente no Brasil, existem cinco principais áreas de atuação para os profissionais do setor imobiliário, sendo elas: a corretagem, responsável por cuidar dos processos de venda e locação; O setor administrativo que faz a gestão de locações de condomínios; Gestão imobiliária para gerenciar carteiras de investidores e, por fim, a prospecção que atua na busca de imóveis para construtoras.
Como se tornar um corretor de imóveis?
Se você deseja se tornar um corretor de imóveis, saiba que, de acordo com Valdir Agostinho Piran, é necessário ter o registro no Conselho Regional de Corretores Imóveis (CRECI), referente ao estado onde pretende atuar. O órgão responsável por fiscalizar o trabalho dos corretores juntamente com as imobiliárias. Entretanto, para conseguir o registro, é necessário realizar um curso de especialização da área imobiliária.
Tipos de cursos para ser um corretor de imóveis
Como dito anteriormente, é necessário um curso de especialização na área imobiliária para conseguir o registro CRECI. De acordo com Valdir Agostinho Piran, é possível escolher entre o curso Técnico em Transações Imobiliárias, que possui duração de 6 meses a 2 anos, Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários, com duração média de 2 anos ou optar pelo Bacharelado em Ciências Imobiliárias, com duração de 4 anos.
Como você pode perceber, é uma profissão que exige um bom grau de estudo para entender os trâmites do universo imobiliário. Valdir Agostinho Piran acredita que se você deseja ingressar na profissão, é necessário que dê o primeiro passo e comece seus estudos agora!