Você já ouviu falar sobre a cirurgia para Endometriose? Conforme explica o mestre em ciências da saúde, Orcione Ferreira Guimarães Junior, esse procedimento é realizado quando o caso de endometriose é profundo. Isso porque, pode ocorrer de ser necessário a remoção do útero e ovários, causando infertilidade na paciente. Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo até o final!
O que é Endometriose?
Antes de entender sobre a cirurgia para Endometriose é importante esclarecer sobre o que é essa doença. Dessa maneira, quando se fala sobre o termo, está se referindo a um tipo de afecção inflamatória causada em mulheres, em que as células do endométrio ao invés de serem eliminadas na menstruação, se movimentam no sentido oposto, indo para a cavidade abdominal ou ovários.
Nesse sentido, um dos grandes males dessa doença é que ela pode afetar qualquer órgão da cavidade abdominal. Além disso, no caso de se desenvolver na região dos ovários, os cistos podem prejudicar a fertilidade da mulher. O expert em Endometriose, Orcione Ferreira Guimarães Junior, comenta que é fundamental buscar ajuda profissional o quanto antes.
Quando é necessária a cirurgia para Endometriose?
Dessa forma, quando o caso de Endometriose é grave e os tratamentos com medicamentos não são efetivos é necessário realizar a cirurgia. Isso porque, caso não seja efetuada, a qualidade de vida da paciente pode ser comprometida. Sendo assim, o médico responsável irá avaliar a situação e definir qual dos procedimentos será o mais adequado.
Quais são os tipos de cirurgia?
Ao definir que será necessário realizar a operação para Endometriose, o médico também terá que elencar se irá realizar a cirurgia conservadora ou definitiva. Essa escolha será baseada conforme o caso em questão e a idade da mulher, já que os seus efeitos serão diferentes. O doutor Orcione Ferreira Guimarães Junior, vislumbra que essa decisão será muito importante. Desse modo, confira mais sobre esses dois procedimentos a seguir:
- Conservadora
A cirurgia para Endometriose conservadora é feita de modo a manter a fertilidade da paciente. Geralmente, ela é realizada em mulheres que estão em seu período fértil ou naquelas que querem ter filhos. Nesse sentido, para conseguir alcançar esse objetivo, o procedimento é realizado retirando somente os focos da endometriose.
- Definitiva
Por fim, a cirurgia definitiva é efetuada quando o procedimento conservador e os medicamentos não são efetivos. Assim sendo, é necessário realizar a remoção dos útero e ovários. Por isso, é indicado que esse tratamento seja feito apenas em mulheres que não querem engravidar ou naquelas que já têm filhos. Ademais, o expert em gravides de alto risco, Orcione Ferreira Guimarães Junior, comenta que os cuidados pós operatórios, neste caso, serão mais demorados.
Informações de contato
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: https://instabio.cc/3081102EZ2eUm